Biblioteconomia e bibliotecários para quê?


O título desta postagem é inspirado na obra de Jose Carlos Libaneo intitulada: Pedagogia e Pedagogos para quê? Veja uma breve reflexão sobre o livro clicando aqui

Com a crise de identidade que envolve diversas áreas do conhecimento, como a Biblioteconomia, as discussões sobre o fazer profissional se tornam cada vez mais necessárias. Porém, este fazer profissional não pode estar ligado apenas a reflexões, mas também a propostas aplicativas que busquem resolver determinados problemas da nossa sociedade.

Atento para o fato de que a Biblioteconomia precisa assumir em seu bojo o que podemos chamar de marcas essencialistas e marcas não-essencialistas, sendo a primeira composta por características exclusivas ou pelo menos primordiais que caracterizam a área, no caso a biblioteca em suas diversas tipologias, enquanto a segunda significa marcas que a Biblioteconomia tenha trazido, no decorrer de sua história, para aprimorar as discussões da área, como a Gestão, Tecnologias, entre outras.

A Biblioteconomia possui um amplo potencial social, cultural , educativo, tecnológico, ambiental e de outras esferas a partir das biblotecas escolares, públicas, comunitárias/populares, especializadas, etc. no desenvolvimento de atividades que justifiquem a importância desta área, mas que muitas vezes não são contemplados na prática.

E você, o que acha que a Biblioteconomia pode e deve fazer, em termos teóricos e práticos para responder ou esclarecer a seguinte pergunta:

Biblioteconomia e bibliotecários para quê?






blog comments powered by Disqus