Resultado da enquete


Prezados usuários, agradeço a participação de todos que colaboraram com a seguinte enquete:

Qual o setor acadêmico-profissional da Biblioteconomia que você mais gosta?

Tivemos 141 votos em 2 meses de enquete.


Os resultados, a partir das opções estabelecidas na enquete, assim foram:


Tecnologias da Informação - 25 (17%)


Fundamentos Teóricos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação - 11 (7%)


Organização e Tratamento da Informção - 31 (21%)


Pesquisa - 18 (12%)


Gestão em Unidades de Informação - 44 (31%)


Recursos e Serviços de Informaçao - 12 (8%)


Com relativa superioridade na margem de votos, percebe-se que o setor de Gestão em Unidades de Informação foi o mais votado. É um fato inconteste que o setor de Gestão em Unidades de Informação vem ganhando significativo destaque na Biblioteconomia e na Ciência da Informação, especialmente por ser algo dinâmico, objetivo e aplicativo para o reconhecimento da área.

Em seguida vem o setor de Organização e Tratamento da Informação. Este é setor se compõe como o fazer bibliotecário. É o conhecimento sobre as técnicas biblioteconômicvas, de modo a mostrar a eficiência e eficácia organizacional do biblotecário em um determinado centro de informação.

O setor de Tecnologias da Informação aparece em seguida. Juntamente com o setor de Gestão é o que mais vem se destacando na Biblioteconomia brasileira com uma discussão ainda inicial, mas com grandes perspectivas de mostrar a importância das tecnologias, especialmjnte as digitais em bibliotecas e outros centros de informação.

O setor de pesquisa aparece depois. Toda área do conhecimento que se preze como sendo produtiva e consistente necessita de um setor de pesquisa forte. Talvez, a carência de um setor de pesquisa forte, seja uma das principais preocupações dos estudiosos da Biblioteconomia, haja vista que a pesquisa estimula conhecer melhor os pressupostos teóricos da área, visando criar subsídios para aprimorar a prática.

Recursos e Serviços de Informação vem em seguida. Este é um setor de ampla aplicabilidade na Biblioteconomia, pois é nos serviços que a área deve mostrar o nível de consistência daquilo que foi apreendido, tanto na formação acadêmica, como na prática profissional dos outros setores. O oferecimento de serviços que satisfaçam a necessidade do público e conclamem novos usuários para a instituição mostra a firme ligação entre este setor e os demais da Biblioteconomia.

E por último vem o setor de
Fundamentos Teóricos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. É algo preocupante, pois assim como o setor de pesquisa, a parte de Fundamentos precisa ser mais "abraçada" pela Biblioteconomia. Ora, uma área que busca estar ciente de seus pressupostos teóricos-epistemológicos e de sua essência conteudística, não pode em momento algum deixar de priorizar a importância de sua fundamentação teórica. O setor de fundamentação alarga conceitos, percepções e valoriza o contexto historiográfrico, fundamentais para compreender a Biblioteconomia ontem, hoje e traçar perspectivas para o amanhã.

Mas o fato é que faz-se necessário uma ampla ligação entre estes setores, de sorte que é com uma interação consciente e eficaz entre todos os seus setores que a Biblioteconomia poderá camianhar de forma objetiva e reconhecidamente importante para a sociedade.





blog comments powered by Disqus