29 de outubro - Dia Nacional do Livro



Dia 29 de outubro comemora-se o dia Nacional do Livro


Compartilho com vocês um texto sobre o dia do livro. Este texto foi publicado no Jornal cearense O Povo, na seção Jornal do Leitor em 06 de novembro de 2005



DIA DO LIVRO: O QUE TEMOS PARA COMEMORAR?



Dia 29 de Outubro comemora-se o Dia Nacional do Livro. Porém não podemos falar deste assunto sem a abordagem mais ampla da educação e esta, por sua vez, numa tessitura política. Assim, percebe-se que há um avanço nos projetos, visando o fomento à leitura no Brasil. Há também, um avanço na educação, embora pequeno para suprir a necessidade do povo brasileiro. É importante ressaltar que muitos países que tiveram um enorme detrimento na Segunda Guerra Mundial (Japão, França, Alemanha), conseguiram reverter o quadro tendo como um dos seus pilares o investimento na educação.


Para complementar o êxito destes investimentos, desenvolveram uma política interna autônoma, sem depender intensamente da manipulação do capital privado, representado por empresas e órgãos internacionais e pelos países mais desenvolvidos e monopolistas, embora tenham recebido empréstimos dos EUA.


Eis a maior problemática do nosso país: a subserviência aos países desenvolvidos, que se utilizam de suas empresas e órgãos privados, a fim de extorquir os recursos advindos do povo brasileiro. Isso significa que os avanços na área de leitura e educação são minimizados, vez que analisando a contrapartida da subserviência política, há um recrudescimento da conjuntura educacional e de diversos aspectos do país.


É mister um grande investimento na educação, objetivando o estímulo à leitura concomitantemente a autonomização política, de sorte que isto nos fará ascender em todos aspectos benéficos para população. Desse modo, os avanços tão preconizados na área não serão mais apregoados de forma a ludibriar a nação brasileira. Já foi comprovado que o fator precípuo do avanço do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no Brasil, que inclui basicamente: ter uma vida longa e saudável, ter instrução e ter um padrão de vida decente, é a educação.


Assim, o dia do livro, deveria ser mais para refletrimos acerca da conjuntura educacional, do que para comemorações, pois falar em leitura, sem analisar a tessitura educacional sob o viés político, é isolarmos as perspectivas de mudanças em todos os setores, que tanto cerceiam uma melhor qualidade de vida ao povo brasileiro.


Finalmente, é importante que Pedagogos, Bibliotecários e todos aqueles que atentam para a educação façam uma campanha efetiva, cobrando do governo mais investimentos na educação e uma autonomia política, a fim de conquistarmos uma melhor superestrutura na educação pública, bem como mais bibliotecas e com maior qualidade, laboratórios de informática, intentando uma educação suplementar, onde os estudantes tenham fomento à leitura e a pesquisa. Daí, o dia do livro poderá ser efetivamente comemorado.



Jonathas Carvalho

blog comments powered by Disqus