Frase para reflexão

Como forma de compartilharmos diversos conteúdos neste espaço estaremos mostrando frases de diversos autores, estudiosos e pessoas de expressivo reconhecimento ou não. O mais importante é que a frase promova uma reflexão interessante.

A primeira frase que elencamos para este espaço é a seguinte:

Você não precisa queimar livros para destruir uma cultura. Basta fazer com que as pessoas parem de lê-los. Mahatma Gandhi, (1869-1948)

A escolha dessa frase ocorre pelo fato de que muito se fala em políticas de leitura, acesso, valorização da cultura, especialmente no que se refere aos projetos governamentais, mas é visível que esse discurso está muito longe de uma contemplação na maior parte do mundo e especificamente no Brasil.

Essa frase mostra que o grande problema da falta de uma leitura mais crítica e conscientizadora se dá pela condição de outros problemas grandiosos de cunho social, político, econômico, cultural e educacional.

Não adianta apenas ser alfabetizado, é preciso compreender o que se lê e escreve (ser letrado). Não adianta apenas ler um livro ou qualquer suporte de informação, é preciso dimensionar uma compreensão da mensagem que ele passa, por mais subjetiva e interpretativa que seja. Não adianta apenas ler um livro ou suporte de informação de forma forçada, mas é preciso ler o mundo que nos envolve, pois a leitura do nosso mundo é que nos traz um pouco de lucidez para conceber a importância da leitura para as nossas vidas.

Ler não significa necessariamente ter cultura. A cultura já está dentro de nós. É preciso entender o que estamos lendo para despertar a cultura que está inserida dentro de nós.

A leitura crítica do mundo nos faz conhecer as deficiências e qualidades do mundo, admitir o respeito, o amor, o perdão e a valorização da vida, seja a nossa, seja a do próximo.

Enfim, a leitura crítica nos faz conhecer a nossa cultura e os pontos reflexivos para aperfeiçoá-la. Infelizmente, o direito a cultura, leitura, educação e outras condições básicas de vida são direitos e primados consagrados constitucionalmente, mas são arbitrariamente limitados pelo Estado e outros membros da sociedade civil.

blog comments powered by Disqus