Indicação de filme

Assim como fizemos a indicação de um site, faremos também indicações de filmes (neste caso), dicas de leituras, dentre outras opções. Ressaltando que estas dicas comumente estarão relacionadas a acontecimentos cotidianos, científicos e de outras esferas.

Desta feita, o filme a ser indicado é: Perfume - A história de um Assassino (Das Parfum - Die Geschichte eines Mörders / Perfume: The Story of a Murderer).

Eis a sinopse do filme:

Jean-Baptiste Grenouille (Ben Whishaw) nasceu com o olfato mais apurado do mundo. Por isso, encontrou uma prolífica - porém nada reconhecida - carreira como criador de perfumes. No entanto, sua constante busca pelo aroma perfeito o leva a caminhos perigosos.

Eis também o link para maiores esclarecimentos sobre o filme: http://www.interfilmes.com/filme_17068_Perfume.A.historia.de.um.Assassino

A escolha deste filme se dá pelo fato de que a aquisição ou mesmo percepção inapta de um talento ou informações e conhecimentos valiosos devem ser administrados com cautela e equilíbrio a fim de que o homem saiba como guiá-los.

Como dissemos numa postagem anterior, o homem é quem determina a informação, mas há casos em que o indivíduo se deixa levar pela ganância e conturbação da informação e do conhecimento e passa a ser manipulado, mesmo que inconscientemente por ela. O filme mostra que não é preciso ser cientista para ser um grande conhecedor de uma determinada realidade simultaneamente ao fato de que um conhecimento demasiado sobre um assunto pode promover arrogância e até transformar o indivíduo em um psicopata.

Por isso, é importante que o ser humano saiba administrar o que adquire ou o que tem como talento genético/hereditário, pois, do contrário, pode utilizar suas qualidades em ocasiões eminentemente inadequadas e impróprias ocasionando falta de credibilidade ao conhecimento e ao caráter que possui.

Mas o principal aspecto que este filme mostra é que o ser humano, por mais conhecedor que seja, não conseguirá alcançar a perfeição. Sendo cientista, pesquisador ou um leigo com um talento admirável, o ser humano está fadado as falhas e aos êxitos, as perspectivas e as limitações.

Daí, o mais importante é não se vangloriar ou sentir-se superior e arrogante com os êxitos e aprender com as falhas. Dessa forma, o maior objetivo do indivíduo é posicionar-se como alguém que está constantemente se renovando e que não esnoba aquilo que já sabe, pois entende que pode aprender mais sobre aquilo que considera que já conhece, ou seja, além de aplicar o que aprendeu, consegue verificar o que pode ser aperfeiçoado e adquirir respeito e admiração perante o seu público.

Enfim, este filme é uma lição acerca de como a informação e o conhecimento podem envolver o indivíduo deixando-o demasiadamente descontrolado em busca da concretização de um objetivo.

Bom filme. Que ele seja proveitoso para o seu aprendizado!

blog comments powered by Disqus