Trabalho sobre acesso a informação para pessoas com deficiência auditiva e visual


O aluno Cícero Carlos Oliveira da Silva do curso de Biblioteconomia da UFC - CAMPUS CARIRI desenvolve um trabalho a partir do SENAC do município do Crato (CE) relativo a inclusão social e informacional de deficientes visuais e auditivos. O discente mostra a Biblioteconomia brasileira a necessidade de um olhar mais atento para esse público que é tão significativo e, muitas vezes, pouco percebido por profissionais e pela sociedade de maneira mais ampla.

Carlos apresentou, juntamente com a professora do curso de Biblioteconomia da UFC - CARIRI Patrícia Maria da Silva, um trabalho no CBBD em Bonito - MS (2009) relatando a sua experiência sobre o trabalho que desenvolve, cuja temática foi:

O ACESSO A INFORMAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E VISUAL NA BIBLIOTECA DO SENAC CRATO (CE)

Disponibilizamos aqui o RESUMO do trabalho:

O relato trata das experiências com usuários deficientes auditivos e visuais da Biblioteca Especializada em Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) situada na cidade de Crato, no sul do Ceara. Com base nos serviços oferecidos no Instituto Benjamin Constant (IBC) e Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), desenvolve projetos de incentivo a leitura na sua Unidade de Informação. Percebendo a carência de atendimento especializado nas bibliotecas, para pessoas com portadoras de deficiências na Região do Cariri, forma e disponibiliza seu acervo especializado em braille e libras para pessoas com deficiência de Crato e cidades vizinhas.

Palavras-chave: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Pessoa portadora deficiência visual. Pessoa portadora de deficiência auditiva. Biblioteca. Inclusão.

A estrutura do artigo comporta os seguintes tópicos:

1 INTRODUÇÃO

2 BIBLIOTECAS PARA AS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: AUDITIVA E VISUAL

3 A UNIDADE DE INFORMAÇÃO DO SENAC E OS SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

4 COMO TUDO COMEÇOU: etapas e contribuições para o acesso ao conhecimento da pessoa com deficiência

5 OS PROJETOS DA BIBLIOTECA

6 RESULTADOS E BIBLIOTECA EM NÚMEROS

7 CONCLUSÃO

8 REFERÊNCIAS


Quem quiser ter acesso ao artigo completo é só enviar e-mail para:

blog comments powered by Disqus