PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO: PORQUE?


Tenho me questionado muito sobre certas terminologias utilizadas na Biblioteconomia. Uma que me chama atenção é o termo profissional bibliotecário.

Ora, entendo que este termo é considerado bastante redundante, haja vista que o bibliotecário é um profissional especializado de nível superior. Ou por acaso existe outro bibliotecário que não possua nível superior e seja considerado um profissional da área?

Por acaso existe a terminologia profissinal economista, profissional arquiteto, profissional administrador, profissional enfermeiro? Obviamente que todos são profissionais especializados e únicos em sua função. O que ainda pode existir é como se chama na área de Enfermagem que é o Auxiliar de Enfermagem, assim como existe também o auxiliar de biblioteca em que cada um deve ter noção de sua funcionalidade.

A menção a este termo se faz necessária inclusive como uma proposta de valorização da área. É preciso uma profunda ação de marketing e, especialmente, da proposição de projetos da Biblioteconomia, visando enaltecer e mostrar a funcionalidade da área. Estes tipos de posicionamentos podem contribuir para a noção de que o bibliotecário é o profissional adequado para desenvolver atividades em bibliotecas, seja escolar, pública, universitária, especializada, entre outros e promover no seio da sociedade a importância funcional da profissão de bibliotecário.

Enfim, o bibliotecário é o profissional apto para trabalhar em bibliotecas e outras centros de informação, além de prestar serviços de normalização, consultorias em empresas, entre outros, pois somos profissionais especializados, com nível superior. Mas a discussão sobre a funcionalidade do bibliotecário fica para outra postagem.

blog comments powered by Disqus