BIBLIOTECAS ESCOLARES: ONDE ESTÃO?

É sabido que um grande potencial de mercado para a área biblioteconômica são as bibliotecas escolares. Agora, por qual motivo, depois de tantos anos, esse potencial não se transforma em realidade?

O fato é que o Estado faz o que bem entende com a biblioteca escolar, seja em termos macros a partir da falta de uma política pública até o contexto micro da falta de uma política de acervo, estrutura, oferecimento de serviços, concursos para bibliotecários, entre outras coisas e a Biblioteconomia parece estar inerte diante dessa problemática.

O que fazer para melhorar esta situação? O fato é que a Biblioteconomia precisa transformar a realidade da biblioteca escolar brasileira através dos projetos profissionais e acadêmicos (especialmente extensão e pesquisa) a fim de promover um discurso que possa exercer contemplação prática. É preciso também que os Conselhos, Associações e Sindicatos cobrem do estado melhorias, além de mostrar que a Biblioteconomia está presente neste processo de transformação.

É improvável que haja boa empregabilidade sem bons projetos e propostas e a Biblioteconomia precisa estar ciente disso, seja na iniciativa acadêmica (docentes e discentes), seja na iniciativa profissional (órgãos de classe e bibliotecários. Porém, é preciso uma ação integrada destes dois setores, de modo a fortalecer a luta política na área.

Por isso, não podemos esquecer de um mercado e de uma ação social social, cultural e educativa que possuem tamanha produtividade que é a biblioteca escolar. Precisamos identificar o que significa essa biblioteca escolar, qual o seu papel e onde elas estão. Como diria Antônio Agenor Briquet de Lemos nem toda coleção de livros é uma biblioteca, do mesmo que nem toda biblioteca é uma coleção de livros.

Ao que parece as bibliotecas que chamam de escolares passam por uma imensa crise de sentido e de atuação, sendo difícil identificá-las, o que torna necessário a Biblioteconomia criar ou desenvolver este sentido.

Portanto, podemos nos perguntar: onde estão as bibliotecas escolares? Será que elas realmente existem? O que estão fazendo, ou melhor, o que estão fazendo com ela?

blog comments powered by Disqus