Modelo de Biblioteca Escolar





Aprovamos, no início de julho de 2009, o programa de extensão que se chama: MODELO DE BIBLIOTECA ESCOLAR. A proposta visa oferecer uma nova imagem a bibloteca escolar tornando-a um espaço de prestação de serviços e mediação informacional. A execução do programa será feita no município de Juazeiro do Norte - Ceará em virtude de ter sido aprovado como atividade extrensionista do curso de Biblioteconomia deste município. O projeto além de uma perspectiva social, cultural e educativa da biblioteca, também prima por uma mobilização política, haja vista que a biblioteca escolar possui um mercado potencialmente pleno para a área de Biblioteconomia, mas que precisa ser transformado em algo efetivo.


Ressaltamos que esta proposta de extensão vem como continuidade da campanha desenvolvida nos anos de 2006 e 2007 em Fortaleza que foi chamada de: CADA ESCOLA UMA BIBLIOTECA E CADA BIBLIOTECA UM BIBLIOTECÁRIO.

Os objetivos iniciais do projeto são:

GERAL

Desenvolver atividades diversas na biblioteca escolar, visando reconhecê-la como instrumento efetivo de prática social, educativa e cultural em uma escola do tipo A (área urbana) e outra do tipo do D (área rural) no município de Juazeiro do Norte.

ESPECÍFICOS

Promover atividades de leitura e escrita estimulando o senso de interpretação e criticidade dos alunos;

-Desenvolver a teoria e a prática da pesquisa escolar criando uma interlocução da pesquisa no ensino básico com o ensino superior a fim de fomentar nos alunos o sendo da investigação e do questionamento;

-Mostrar à comunidade escolar as possibilidades de serviços da biblioteca no estímulo ao desenvolvimento da pesquisa e do gosto pela leitura;

-Sensibilizar a sociedade no que se refere às potencialidades sociais, educativas e culturais da biblioteca escolar;

- Promover cursos de capacitação para professores, alunos e funcionários referentes a questões de cultura, leitura, informação, pesquisa, metodologia de ensino, marketing em bibliotecas, dinamização do acervo, etc.

-Diversificar os meios de incentivo à leitura em diferentes mídias;

-Valorizar o bibliotecário como profissional habilitado para trabalhar na biblioteca escolar;-Reflexão da realidade sócio-educacional e cultural cearense observando a realidade dos investimentos feitos pelos governos Federal, Estadual e Municipal nas bibliotecas escolares.

Em breve estaremos disponibilizando mais informações sobre esta proposta extensionista que vem com a finalidade de revolucionar o que se concebe por biblioteca escolar no Brasil.

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