Novo ENEM


O Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais.

Segundo o MEC, a proposta de inserção do novo ENEM tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:

• Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;
• Como primeira fase;
• Combinado com o vestibular da instituição;
• Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

Na minha opinião, em termos pedagógicos, acredito que o ENEM não venha modificar os padrões de entrada para as universidades públicas. Entendo que seria preciso estabelecer um processo que integrasse o ensino básico, secundário e superior para que quando o aluno entre na universidade não fique perdido no processo de desenvolvimento da pesquisa, do ensino, das suas atividades curriculares e de sua vivência na academia de modo mais amplo. Isto é, um exame dificilmente será um indicador da real capacidade de um indivíduo, mas as suas ações curriculares no ensino básico e secundário, a apresentação de uma proposta para ingressar no curso de preferência aliado ao exame, talvez promovesse uma contribuição bem mais efetiva para a educação brasileira.

E, você, caro, leitor, o que acha da nova idéia do MEC com relação com relação ao ENEM? Acha que a educação básica e superior pode melhorar em termos pedagógicos/curriculares? Ou é simplesmente uma proposta de uma política de governo que não terá grande aceitação? Será que uma exame é suficiente para demonstrar a capacidade de um aluno para ingressar na universidade ou mostrar identificação com o curso que quer ingressar?

Mais informações sobre o NOVO ENEM no link:

http://www.enem.inep.gov.br/

Eis o link que leva as matrizes de referência para o ENEM 2009:

http://www.enem.inep.gov.br/Enem2009_matriz.pdf

blog comments powered by Disqus