Nova Classificação Qualis


A CAPES está com um novo modelo de classificação dos Periódicos, Anais e Jornais. Antes o critério de classificação dos instrumentos de informação era definido da seguinte forma: A – B – C.

Agora, o critério de classificação está definido como: A1 – A2 – B1 – B2 – B3 – B4 – B5 – C.

O que muda com essa nova classificação? Em primeiro lugar, aparentemente, a classificação cria um padrão mais definido, pois com mais quesitos de classificação fica mais fácil definir os critérios para classificar. Por exemplo, um periódico que está classificado como C, tem critérios mais específicos para mudar para B5.

Em segundo lugar, porém, da mesma forma que torna mais fácil estabelecer a classificação, fica mais difícil a fiscalização. É preciso que a CAPES seja muito criteriosa para definir qual a classificação dos periódicos, anais e jornais.

E quais são os critérios para classificação WebQualis? O primeiro e principal é a existência de um ISSN consistente por parte dos periódicos. A própria CAPES assegura que somente com um ISSN que possa ser facilmente encontrado, seja na Internet, seja em periódicos impressos podem ser incluídos na Tabela de Referência do Qualis.

Há quem diga que essa nova classificação põe em risco a existência de diversas revistas em diversas áreas do conhecimento, haja vista que o procedimento adotado pela Qualis valoriza substancialmente as perações matemáticas e quantitativas em detrimento da produção científica e de sua relevância.

Para mais informações sobre como utilizar o sistema WebQualis acessar o seguinte link:


Lembrando que o site WebQualis pode ser encontrado no seguinte endereço:

http://qualis.capes.gov.br/webqualis/


Outras informações sobre a classificação qualis podem ser encontradas em:

blog comments powered by Disqus