Biblioteconomia e bibliotecários para quê?


O título desta postagem é inspirado na obra de Jose Carlos Libaneo intitulada: Pedagogia e Pedagogos para quê? Veja uma breve reflexão sobre o livro clicando aqui

Com a crise de identidade que envolve diversas áreas do conhecimento, como a Biblioteconomia, as discussões sobre o fazer profissional se tornam cada vez mais necessárias. Porém, este fazer profissional não pode estar ligado apenas a reflexões, mas também a propostas aplicativas que busquem resolver determinados problemas da nossa sociedade.

Atento para o fato de que a Biblioteconomia precisa assumir em seu bojo o que podemos chamar de marcas essencialistas e marcas não-essencialistas, sendo a primeira composta por características exclusivas ou pelo menos primordiais que caracterizam a área, no caso a biblioteca em suas diversas tipologias, enquanto a segunda significa marcas que a Biblioteconomia tenha trazido, no decorrer de sua história, para aprimorar as discussões da área, como a Gestão, Tecnologias, entre outras.

A Biblioteconomia possui um amplo potencial social, cultural , educativo, tecnológico, ambiental e de outras esferas a partir das biblotecas escolares, públicas, comunitárias/populares, especializadas, etc. no desenvolvimento de atividades que justifiquem a importância desta área, mas que muitas vezes não são contemplados na prática.

E você, o que acha que a Biblioteconomia pode e deve fazer, em termos teóricos e práticos para responder ou esclarecer a seguinte pergunta:

Biblioteconomia e bibliotecários para quê?






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29 de outubro - Dia Nacional do Livro



Dia 29 de outubro comemora-se o dia Nacional do Livro


Compartilho com vocês um texto sobre o dia do livro. Este texto foi publicado no Jornal cearense O Povo, na seção Jornal do Leitor em 06 de novembro de 2005



DIA DO LIVRO: O QUE TEMOS PARA COMEMORAR?



Dia 29 de Outubro comemora-se o Dia Nacional do Livro. Porém não podemos falar deste assunto sem a abordagem mais ampla da educação e esta, por sua vez, numa tessitura política. Assim, percebe-se que há um avanço nos projetos, visando o fomento à leitura no Brasil. Há também, um avanço na educação, embora pequeno para suprir a necessidade do povo brasileiro. É importante ressaltar que muitos países que tiveram um enorme detrimento na Segunda Guerra Mundial (Japão, França, Alemanha), conseguiram reverter o quadro tendo como um dos seus pilares o investimento na educação.


Para complementar o êxito destes investimentos, desenvolveram uma política interna autônoma, sem depender intensamente da manipulação do capital privado, representado por empresas e órgãos internacionais e pelos países mais desenvolvidos e monopolistas, embora tenham recebido empréstimos dos EUA.


Eis a maior problemática do nosso país: a subserviência aos países desenvolvidos, que se utilizam de suas empresas e órgãos privados, a fim de extorquir os recursos advindos do povo brasileiro. Isso significa que os avanços na área de leitura e educação são minimizados, vez que analisando a contrapartida da subserviência política, há um recrudescimento da conjuntura educacional e de diversos aspectos do país.


É mister um grande investimento na educação, objetivando o estímulo à leitura concomitantemente a autonomização política, de sorte que isto nos fará ascender em todos aspectos benéficos para população. Desse modo, os avanços tão preconizados na área não serão mais apregoados de forma a ludibriar a nação brasileira. Já foi comprovado que o fator precípuo do avanço do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no Brasil, que inclui basicamente: ter uma vida longa e saudável, ter instrução e ter um padrão de vida decente, é a educação.


Assim, o dia do livro, deveria ser mais para refletrimos acerca da conjuntura educacional, do que para comemorações, pois falar em leitura, sem analisar a tessitura educacional sob o viés político, é isolarmos as perspectivas de mudanças em todos os setores, que tanto cerceiam uma melhor qualidade de vida ao povo brasileiro.


Finalmente, é importante que Pedagogos, Bibliotecários e todos aqueles que atentam para a educação façam uma campanha efetiva, cobrando do governo mais investimentos na educação e uma autonomia política, a fim de conquistarmos uma melhor superestrutura na educação pública, bem como mais bibliotecas e com maior qualidade, laboratórios de informática, intentando uma educação suplementar, onde os estudantes tenham fomento à leitura e a pesquisa. Daí, o dia do livro poderá ser efetivamente comemorado.



Jonathas Carvalho

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28 de outubro - dia do servidor público


Dia 28 de outubro, comemora-se o dia do servidor público

Compartilho com vocês um texto sobre o dia do servidor


DIA DO SERVIDOR PÚBLICO: UMA HISTÓRIA CONTURBADA E DE DIREITOS SUPRIMIDOS



Em 28 de Outubro comemora-se o dia do servidor público. Vale ressaltar que muitos dos seus direitos já foram extintos em virtude de reformas elitistas, tais como: reforma do sistema Previdenciário promovida pelo governo Lula, onde foram violados os direitos de princípios isonômicos, o direito adquirido, a coisa julgada, irredutibilidade dos subsídios e vencimentos e proibição do confisco, bem como as privatizações, terceirizações, enxugamento da máquina, estagnação salarial, revisão de aposentadoria, cobrança do INSS sobre os inativos, dentre outros que tornaram FHC o maior algoz dos servidores públicos.


Todavia, é pertinente também que seja avaliado o processo de mobilização dos servidores. Uma questão facilmente perceptível é a segregação das categorias, que se isolam em suas atividades. Isso pode ser facilmente comprovado nas greves feitas por determinadas classes. Não há uma concatenação que possibilite ampliar os direitos dos trabalhadores públicos e tornar o movimento mais politizado.


Na verdade, existe um aproveitamento da fragilidade do governo em virtude da crise política para os servidores concretizarem tal ato. Inúmeras classes já deliberaram esse tipo de mobilização: bancos, INSS, correios, Universidades, SUS, dentre outros não menos importantes.


Assim, verifica-se que as atividades envidadas precisam de uma maior concatenação, a fim de aderir a um caráter mais politizado. É preciso uma análise ampla, visando as necessidades concomitantes das categorias para empreender uma mobilização bem articulada, que pressione o governo, de modo que este acate as reivindicações e, mormente, sinta a pressão dos servidores públicos.


Do contrário, cada greve envidada será mais um interesse de classes, onde a população e as comunidades serão lesadas pela não prestação dos importantes serviços dos servidores, bem como a pressão encaminhada ao governo será momentânea e ulteriormente haverá a precisão de mais uma greve.


Finalmente, se torna eminentemente necessário é a mobilização planejada e coletiva, que além de insinuar os direitos das categorias, assinale uma melhor estrutura para atender aos direitos da população, assim como o suprimento das carências das classes servidoras do Brasil. Destarte, essa classe, que encontra-se um tanto quanto desmembrada, será muito mais valorizada e lembrada pela população no seu dia. Que este dia seja a tônica de muitas reflexões sobre as contribuições da referida classe para a sociedade e a possibilidade de um planejamento para contribuições mais efetivas.


Parabéns aos servidores públicos de todo Brasil!!!


Jonathas Carvalho



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Entrevista com Paulo Freire


A Revista Lua Nova de dezembro de 1984 fez uma entrevista com Paulo Freire mostrando um pouco sobre a sua trajetória como educador e ser político, bem como sua visão sobre determinados assuntos políticos e educacionais.

Nessa entrevista constam perguntas, tais como: exílio de Paulo Freire; misssão do educadoir diante das relações de poder e a eficiência relacionada a educação e a política.

Para ter acesso a entrevista, disponibilizada pelo site CONSCIÊNCIA.ORG basta clicar aqui
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Inscrições para o mestrado e doutorado em Ciência da Informação da UFRJ-IBICT









O mestrado e doutorado em Ciência da Informação promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) ir
ão abrir inscrições.

As inscrições estarão abertas no período de 28/10/2009 a 13/11/2009, na Secretaria do PPGCI, na rua Lauro Muller,455- 5º andar - Botafogo, RJ, de segunda a sexta feira, das 10 horas às 12 horas e das 13 horas às 16 horas.

Para mais informações sobre a seleção do mestrado e do doutorado da UFRJ-IBICT confira os editais

Mestrado

Doutorado

Para obter outras informações sobre o PPGCI UFRJ-IBICT confira o Regulamento
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As contribuições de Harold Borko para a Ciência da Informação

Caros colegas, compartilho com vocês texto sobre as contribuições de Harold Borko para a Ciência da Informação.

Inúmeros estudiosos contribuíram para formar a estrutura da Ciência da Informação em seu contexto epistemológico, teórico, conceitual e histórico no mundo. Um desses autores que marcaram notadamente a área chama-se Harold. Borko. Das contribuições de Borko, podemos citar como principais: a construção de um conceito para a Ciência da Informação e o discurso sobre a Interdisciplinaridade da Ciência da Informação.

Iniciando pela primeira contribuição, este autor conceituava a Ciência da Informação como sendo a disciplina que investiga as propriedades e o comportamento da informação a partir das forças que regem o fluxo informacional e os meios de processamento da informação para disseminação e aperfeiçoamento do acesso e uso. Para tanto, é preciso identificar as relações da CI no tocante a estrutura do conhecimento que abrange origem, coleta, organização, armazenamento, recuperação e utilização da informação.

Essa estrutura do conhecimento que a CI abrange se constitui nos processos inerentes a Gestão da Informação. Em outras palavras, Borko quer dizer que conhecer o significado da CI inclui a investigação, as representações da informação tanto no sistema natural, como no artificial, o uso de códigos para uma eficiente transmissão de mensagens e o estudo dos serviços e técnicas de processamento da informação e seus sistemas de programação.

Com o doutorado em Psicologia Clínica fica a evidência da utilização do termo comportamento da informação, haja vista o caráter comportamental do indivíduo enfatizado pela Psicologia.

Com relação a segunda contribuição, Borko afirma que a CI possui uma interdisciplinaridade latente que está relacionada a dois fatores: o primeiro a relação com várias áreas do conhecimento como a Matemática, a Lógica, a Lingüística, a Psicologia, a computação, Comunicação, entre outras e o segundo a associação da CI como sendo uma ciência pura, uma vez que indaga sem uma noção claramente aplicativa e, simultaneamente, ciência aplicada, pois desenvolve produtos e serviços voltados para públicos gerais e específicos.

Porém, o ponto crucial da interdisciplinaridade da CI na visão de Borko está na Biblioteconomia e na Documentação, que se constituem em suas componentes aplicadas, bem como a forte influência da tecnologia e a sua estreita ligação à informação.

Acreditamos que Borko poderia também ter assinalado a Arquivística e a Museologia como componentes aplicativos da CI, haja vista que estão envoltos de procedimentos organizacionais que visam a coleta, organização, armazenamento, recuperação e utilização da informação.

Indagamos também que os estudos sobre interdisciplinaridade na CI possuem algumas deficiências teórico-epistemológicas, de sorte que, para compreender qualquer caráter interdisciplinar desta área do conhecimento faz-se necessário estudar minuciosamente os legados teóricos do termo interdisciplinaridade, visando entendê-los como uma teoria de aprendizado coletivo e recíproco entre determinadas áreas do conhecimento que precisa de uma aplicabilidade e não como ciência propriamente dita que está fechada em si.

Portanto, fica mais viável promover uma aplicação das teorias da interdisciplinaridade aos paradigmas organizacionais, lógicos e tecnológicos da CI considerando a importância da Biblioteconomia, Documentação Arquivística e Museologia na efetivação dessa interdisciplinaridade.

Jonathas Carvalho
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VI Semana de Estudos em Ciência da Informação e I Mostra Científica de Ciência da Informação


Acontece entre os dias 09 e 11 de novembro de 2009 a VI Semana de Estudos em Ciência da Informação nas dependências da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP com a seguinte temática:

Informação, Tecnologia e Sociedade: diálogos.

O evento, promovido pelos alunos do Curso de Ciências da Informação e da Documentação, da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP pretende estabelecer o diálogo entre a Ciência da Informação e as questões relacionadas à tecnologia, sociedade e mercado de trabalho.

Vale ressaltar também que vinculada à VI Semana de Estudos será realizada a I Mostra Científica do Curso de Ciência da Informação e da Documentação, que pretende divulgar os trabalhos científicos elaborados pelos graduandos interessados em divulgar os seus projetos.

O evento conta com um blog,
cujo endereço é:
http://semanasecid.blogspot.com/

No blog estão os procedimentos para inscrição, envio de trabalhos e outras informacões sobre o evento.

Para mais informações sobre o evento estabelecer contato com a comissão organizadora através do e-mail:
semanadeestudos_cidusp@yahoo.com.br

Participem!!!



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Slides de aula sobre Pesquisa Científica

Caros colegas disponibilizo slides de aula, cuja temática é:

As etapas da pesquisa científica: da intuição à preparação do relatório de pesquisa.

Para ter acesso aos slides clique aqui

O sumário da aula é constituído pelos seguintes assuntos:

Primeira Parte

Pesquisa
Pesquisa Científica
Tipologia da Pesquisa Científica
Para que pesquisar?
Intuição
A tríade da intuição: Descartes, Kant e Bergson

Segunda parte

Etapas da Pesquisa Científica
A intuição como processo inicial das etapas da pesquisa científica
Escolha do tema
Problemática
Justificativa
Objetivos
Hipóteses e a sua relação com a intuição
Referencial Teórico (Revisão de Literatura)
Metodologia
Análise e discussão dos dados
Referências
Relatório de Pesquisa
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08 de outubro - Dia do nordestino


Você sabia que hoje, dia 08 de outubro, comemora-se o dia do nordestino?

Este é um momento para refletirmos sobre a realidade de uma região notadamente marcada por uma cultura plural e ao mesmo tempo autêntica, com uma identidade em constantes mudanças e que contribui bastante para a interação entre as regiões brasileiras, além de ser um povo bem receptivo.

Não podemos negar a influência dos nordestinos para a construção do Brasil, haja vista que compõem aproximadamente 30% da população nacional e, muito diferente do que se pensa em outras partes do país, ainda estão longe de corresponder "as imagens" de que são um povo sofrido e que convivem apenas com fome e seca.

Então, para todos nós nordestinos de sangue, cultura e de coração, o blog deseja os parabéns por uma data tão especial para um povo muito especial.

Afinal, ser nordestino é representar a fibra de um povo persistente e batalhador.

E que não somente hoje, mas que todos os dias do ano sejam datas especiais para mostrar o orgulho da cultura nordestina.

Viva o dia do nordestino. Viva ao orgulho de ser nordestino!!!

Este blog homenageia o nordestino com a música chamada Luar do Sertão composta por Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco, em 1914, mas que ganhou grande destaque a partir da interpretação nas vozes de Luiz Gonzaga e Milton Nascimento.

Para escutar a música basta clicar aqui
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Materiais sobre Gestão de Tecnologias da Informação


Caros colegas, disponibilizamos aqui alguns materiais sobre Gestão de Tecnologias da Informação. Quem tiver mais materiais sobre o assunto, sinta-se a vontade para compartilhar.

Eis os materiais:


Tecnologia da Informação para a Gestão: transformando os negócios na Economia Digital. - TURBAN, Efraim; McLEAN, Ephraim; WETHERBE, James (LIVRO).


TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO VANTAGEM COMPETITIVA

Introdução à Gestão de Tecnologia da Informação – Adriana Beal


O processo de mudança na implementação de tecnologia de informação: associando a compreensão do âmbito da organização e dos indivíduos - Maria Amélia de Mesquita Fetzner

PITASSI, Cláudio; LEITÃO, Sergio Proença. Tecnologia de Informação e Mudança: uma Abordagem Crítica. Revista de Administração de Empresas, v. 42, n. 2, p. 77-87 ERA Abr./ Jun., 2002.

A tecnologia da informação como suporte à gestão estratégica da informação na pequena empresa - Giseli Diniz de Almeida Moraes; Ana Cláudia Fernandes Terence; e Edmundo Escrivão Filho

Gestão e tecnologia da informação: desafios do profissional da informação - Joana Coeli Ribeiro Garcia

Gestão estratégica da informação: estudo de caso em uma prestadora de serviços de tecnologia da informação - Roger Faleiro Torres e Jorge Tadeu de Ramon Neves

Planejamento para gestão da tecnologia da informação para uso estratégico na pequena empresa - Lígia Ghisi e Fábio Rafael Pires

Tecnologia da Informação como vantagem competitiva - Oscar Fernando Osorio Balarine

Impacto da tecnologia de informação na gestão de pequenas empresas - Lairce Castanhera Beraldi e Edmundo Escrivão Filho






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